Fragmento de um bate papo


Penso muito.

Mais do que deveria? 

Conversando ontem com uma amiga, algumas questões de ordem filosófica vieram à tona. Uma delas foi referente à liberdade. Ela me disse que queria a todo custo TER a liberdade que sempre sonhou. Tanto a liberdade quando a alegria. 

Ter?


Liberdade, assim como a Alegria, são conceitos abstratos de apreensão impossíveis. São como passarinhos que pousam em nosso jardim.

Eles comem na cumbuquinha que colocamos lá, pra eles, mas não podem ser presos. Não há gaiolas de prender liberdade e nem alegria. Isso contraria sua gênese, sua morfologia, seu espírito... Não há como prendê-los. É como o amor. Custei a descobrir isso. Por tentar prendê-lo, ele se foi... e pode ser que não volte mais. Descobri que temos que manter sempre uma vasilhinha cheia de água, alpiste, frutas, cuidar das plantas, proteger os ninhos.

Aí, quando voltarem, quem sabe resolvem chocar numa árvore que dá sombra em meu quintal?

Comentários

Bê Sant Anna disse…
Já que ninguém quer comentar nada, eu comento: liberdade? As pessoas não entendem bem o que é isso mesmo não...
Unknown disse…
Pra mim liberdade é sentir sem ter medo. O resto é estado....
Rachel Murta disse…
Há coisas que a gente tem, mas não sente. Há coisas que a gente sente, mas não pode ter, porque não são pra isso. Temos que aprender a lidar com elas quando elas nos visitam. Então é bom aproveitar as sensações, os sentimentos, porque não é a gente que escolhe quando eles vão embora. O ninhozinho, o alpiste, a água, o coração aberto...isto é possível escolher e cuidar.
Branca disse…
Liberdade? Só sei que é preciso coragem e sabedoria para saber o que é e experimentar.

Postagens mais visitadas deste blog

Indico "A alma imoral" e "Ter ou não ter, eis a questão!"

Para Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque

Rascunho