Indico "A alma imoral" e "Ter ou não ter, eis a questão!"




Fazer Mestrado em Comunicação tem me deixado bem perplexo. 
Procurei uma palavra e achei: "perplexo". É uma boa palavra. 
Acho que ela casa bem com essa pseudo-introdução... 

Quero ler Gilles Lipovetsky.
Quero lê-lo e não achar que a publicidade é sem sentido, sem motivo, sem razão. Quero dar sentido à minha vida publicitária enferma. A "sociedade do hiperconsumo" - como ele diz - deveria ler Nilton Bonder. O líder espiritual rabino Bonder, sabe que ser também é ter...

Olha o rabino aí:
" Não só a carência física dará valor às coisas do mundo, mas também as carências emocionais, intelecturais e espirituais. As prioridades e as limitações da existência terão grande impacto sobre essas decisões do ter e do não ter. É na profundidade e precisão destas valorações que se manifestará a qualidade da experiência de 'ser'".

Mas valor? Aiaiai. Estão pedindo demais de mim. Estão pedindo demais do outro. Quem falou que somos capazes de estabelecer Valor?

Arnaud Desjardins, guru entrevistado por Jean Biès em seu livro O Caminho do Sábio, adverte: "A raiz de todos os nossos males advém do sufocamento do ser pelo ter." e completa: "A via do conhecimento é uma via do ser; somos aquilo que conhecemos."

Agora, numa boa, ter que também entrar nessa que conhecimento é esquecer o que sabemos pra nos tornarmos sábios, como diz Barthes, Tao Te Ching e uma galerinha ligada à sabedoria oriental,... pô! Me ajuda aí!: valor, virtude, certo, errado, bom, belo, ser e ter são, pra começo de conversa, abstrações conceituais que dão nó em muito Dalai Lama de plantão... Se somos aquilo que  conhecemos, me deixa conhecer a Europa! Quero ir nos países que ainda não fui; dar voltas nos mercados e ver as gentes nas praças, empurrando carrinhos de bebês, passando de bicicleta e regando as plantas... e, pra ir, preciso de grana, de sociedade de hiperconsumo, de publicidade, de minha crise de consciência comunicativa.

- Quem quer ir comigo à Europa levanta a mão! (E compra um livro do Nilton Bonder pra eu me sentir menos culpado.)

Comentários

Unknown disse…
Pra Europa, pra China, pro Japão, pro Nepal, pra lua, até pro inferno.
Se eu tivesse mais mãos, juro que também estariam levantadas.
Onde eu compro esse livro, gente?
Bê Sant Anna disse…
Hahaha...Bianca... Isso não é Orkut,é Blog!
Mas compra mesmo que vale à pena.
Unknown disse…
Ser é sempre uma boa opcao .... e viiver...sempre... e não precisamos ir tão longe.
Renata Feldman disse…
Ser ou ter, eis a questão!... Ser e ter, taí um caminho interessante... Principalmente se esse caminho me levar à Europa!
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Para Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque

Rascunho