Alerta de Spoiler: há palavrões neste texto de merda

 Talvez seja sintomático pensar que a melhor coisa que se pode querer hoje em dia é que seu texto viralize. A etimologia da palavra me dá urticária, coceira, alergia, comi-chão.

Viralizar é espalhar como um vírus. 

Por isso, via de regra, as pessoas pensam em fazer vídeos ou postagens para as mídias sociais que se propaguem ad infinitum. É claro: isso quereria dizer que essas pessoas são "geradoras de conteúdo". 

Um saco de monosialotetraesosilgangliosideo pode ter muito conteúdo. Depende do tanto que você comeu um dia antes. Confunde-se, portanto, a palavra conteúdo como sinônimo de algo importante, ou bom, ou preciso, ou necessário. Há excelentes conteúdos e há verdadeiras piperidinoetoxicarbometoxibenzofenona vestindo a roupinha de "conteúdo".

Eu não sou obtuso a ponto de não perceber a importância da fuga para quem se piperidinoetoxicarbometoxibenzofenona no trabalho, se dimetilaminofenildimetilpirazolona na sociedade, é excluído de muitas das benesses da contemporaneidade. E, por isso mesmo, precisa descarregar o peso dos ombros na diversão gratuita, no entretenimento raso e caseiro. Imediato. "Aleatório" (#sqn)

As coisas mudaram muito desde que entrei para a área de Comunicação Social. Há 36 anos, quando desenhava cartazes esportivos para uma gremiação em troca de troco. Com letra sete - se você sabe o que é isso, tem mais de 40 anos. Ou 50, como eu, enquanto escrevo essa pérola. Aliás, não sei se percebeu: escrevi "Comunicação Social", como se esse nome com letras maiúsculas instituísse alguma qualificação para essa anticonstitucionalissimamente de área. 

A chamada pulverização dos Meios de Comunicação é, sem dúvida, uma belíssima paralelepipeda.  Por meio do aumento exponencial da capacidade de produção e compartilhamento, ao ponto de tornar essa dupla capacidade individualizada, instituiu-se o nivelamento rasteiro como fenômeno padrão de consumo.

Não se engane, é disso que se trata: capacidade individual e subjetiva de produção e compartilhamento = nivelamento rasteiro de qualidade, espelhando a realidade da esmagadora maioria da população.

É possível fazer a seguinte ilação matemática:

"O nível de escolaridade e cultura de um povo é diretamente proporcional à qualidade do que esse povo posta nas redes sociais e inversamente proporcional ao volume postado." Não acredita? Peça para o Elon Musk ou o Mark Zuckerberg pedir o auxílio de seus cupinchas para fazerem um gráfico para você.

a imagem acima é evidentemente uma construção da IA feita para trolar a dupla dinâmica, que achei na rede social de um deles


Ah, isso é bom? Ah isso é ruim? Você pode ver a hipopotomonstrosesquipedaliofobia em que se transformou o dia a dia da comunicação de todos os lados. O hiper realismo das ideias fantásticas e bem produzidas acabou. As lindas e lindos são trocados pelos rostos que condizem com o politicamente correto ditado pelas milícias bipolares de plantão. Ou seja, a beleza como valor a ser perseguido ruiu. Fraturam-se assim os ideais de Bem, de Bom, de Belo. Existia beleza na comunicação a ser perseguida. A perseguição pela meta, pelo desenvolvimento estético, moral e de conduta, partem para o Reino-Perdido-do-Beleléu. E como o consumo reina o mundo, isso se espraia no entretenimento fílmico, em muitas outras artes, de maneira geral. Não?

Então observe o que tem sido feito na arte contemporânea. - "Ah, estão é quebrando paradigmas!" Pára. Isso é a coisa mais ultrapassada. Picasso já quebrou os paradigmas honestamente, com qualidade artística, com um olhar sobre o Bem, o Bom, o Belo. Não me venha com discursinho engajado. 

Melhor ver vídeo de gente se oftalmotorringolaringologista no poste, no mato, no buraco, do que ver uma orquestra sinfónica, um poema recitado, um solo de violão.

Eu poderia fazer um texto com mais argumentos e mais exemplos de como as redes sociais são uma caverna de platão onde nas paredes foram colocados os espelhos do Parque Guanabara, da Pampulha em BH (Parque Mangueiras no meu tempo de menino), mas conforme o que defende o texto ninguém ia ler.

Eu produzo conteúdo para curar, não para viralizar. 

Aliás, grandes inconstitucionalissimamente. Por isso mesmo, é melhor parar o texto por aqui. Saudade de quando nosso problema era ver muito Hanna-Barbera.

10º. Inconstitucionalissimamente (27 letras)... Leia mais em https://ojornalextra.com.br/noticias/entretenimento/2023/06/91169-veja-as-10-maiores-palavras-da-lingua-portuguesa O conteúdo EXTRA está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo vivo e acessível a todos. Se deseja compartilhar, utilize os meios fornecidos no Portal Novo Extra


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indico "A alma imoral" e "Ter ou não ter, eis a questão!"

Para Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque

Rascunho