A Pureza da Renata


Fiquei com o post da Renata Feldman na cabeça.


Na verdade o post não me bateu tanto. O que me bateu foi o desafio: 

"E você? Qual foi (ou ainda será, de acordo com o que você sonha) a maior emoção da sua vida?"
Lá eu coloquei algumas coisas que me vieram na hora que li:
  • o dia do meu casamento
  • estar ao lado da minha avó quando ela faleceu
  • o lançamento do meu livroCD
  • o casamento do meu melhor amigo
  • quando minha mãe sofreu um enfarto
  • algumas noites específicas de amor ardente (eu disse amor)
  • uma decepção terrível com uma pessoa extremamente próxima
Ou seja, algumas coisas que me vieram prontamente. Não necessariamente na ordem da menor pra maior emoção ou o contrário. Pensei em coisas que me sacudiram internamente.
Agora mesmo quando escrevo este post, lembro de outras tantas:
  • o dia em que desembarquei em Madrid pela primeira vez, na minha primeira viagem ao exterior
  • quando levei de volta pra Catedral de Toledo a aliança que havia comprado lá há 11 anos
  • quando soltei pipa com meu pai em Brasília
  • quando passei no Vestibular (tinha isso na minha época)
  • um beijo esperado numa escada de um prédio
  • a visão de uma menina vindo andando no corredor da PUC
  • um certo sorriso que me deixou embaraçado
  • a visão de uma mulher dormindo ao lado
  • um tombo de bicicleta
  • um atropelamento de bicicleta
  • ...
O curioso foi que reli o desafio da Renata e reparei posteriormente no aposto que ela colocou entre parênteses: "de acordo com o que você sonha". Veja só...

Ou a Rê é pura demais, pra dizer que as maiores emoções da nossa vida são sempre coisas boas, coisas "que você sonha"; ou eu que sou cru demais pra pensar que as maiores emoções são as fortes, boas ou ruins, sonhos e pesadelos... De qualquer forma, coloquei aí o que já aconteceu. 

Não o que imagino que está por vir e me deixar boquiaberto.
Que venham os sonhos, né? 
(e são tantos...)

Comentários

Renata Feldman disse…
Querido Bê,
Quem dera (ou que falta de graça, pensando bem) se as emoções fossem apenas pureza. Elas podem ser positivas e negativas, como você bem sabe.
Emoção também é dor, aspereza, luto, atropelamento, dureza. Algumas a gente não pede pra viver, elas simplesmente arrombam a porta e nos dão um susto danado. Ou um mal-estar. Ou uma sensação pra lá de desagradável.
A questão, meu grande amigo, é que quando a gente associa emoção a tempo futuro (voltando à minha pergunta, "qual será a maior emoção da sua vida"), fica difícil não vincular a resposta a sonho e realização. É que na verdade ninguém em sã consciência espera viver uma decepção, um susto, um luto, uma separação (apesar de saber que fatalmente pode vir a viver, faz parte da vida).
Olhar pra frente pressupõe enxergar coisas boas que vão acontecer na nossa vida. Dê a isso o nome de otimismo, esperança, pureza ou seja lá o que for. Mas foi isso que eu vi nos olhos daqueles meninos quando eles disseram que a maior emoção da vida deles ainda está por vir.
Beijo no seu coração.
Andre disse…
Posso te dizer, de carteirinha, que a Re é pura e "boa pessoa" demais. Ja digitei por ai que até mesmo acho que ela é um anjo. Sertezaorte minha. Sorte nossa. Mas o legal é que quando ela digitou a pergunta ela estava pensando em coisa boas e torcendo pelas coisas boas, mesmo sabendo que a vida não é uma propaganda de margarina. Isso é coisa de "gente boa". Coisa de anjo.

Postagens mais visitadas deste blog

Indico "A alma imoral" e "Ter ou não ter, eis a questão!"

Para Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque

Rascunho