Sobre o silêncio constrangedor.


Branca, do blog http://scriptmanent.blogspot.com/ me desafiou com um tema instigante: escrever um texto pro blog em prosa sobre isso. O que ela chama de "silêncio constrangedor". Eu disse, tudo bem. Mas você vai ter que escrever um poema então sobre o mesmo assunto. Foi quase um desafio de buteco. Se fosse, eu e Branca estaríamos tomando uma bela de uma cerveja com um torresmo de barriga. Apesar desse desafio não ter sido num buteco, acho que eu soube no ato do que ela falava... aí vamos.

É como uma pausa na vida. Um caso a se pensar. Um enigma, uma crença, um sopro
Lulu Santos ontem pegou carona comigo, descendo a avenida Nossa Senhora do Carmo. Ele me disse: "-... o poeta é a pimenta do planeta...".
...
Está vendo os três pontinhos acima? Esse é o silêncio constrangedor. Foi o que eu disse ao Lulu quando ele mandou essa. 
Sabe, acho que o silêncio é um discurso. Um dos meus mestres zen favoritos, Guimarães Rosa, já postulou: "você sabe o que o silêncio é? É a gente mesmo, demais." Putz, como escrever algo diante disso?
Nada será mais profundo, mais intenso, mais rico, mais definitivo que essa fala de Riobaldo sobre o silêncio. Telvez haja apenas uma saída pra mim, já que sobre o silêncio está tudo dito. Ou ficar em silêncio, ou dizer algo sobre o constrangimento:

Você sabe o que o constrangimento é? É uma espécie de torcida na alma... 

Comentários

Ain, que lindo! Outra de Guimaraes que amo: "o barulho do silêncio". Dá pra ouvir lá na terra dele. Eu, urbana que sou, afeita ao barulho dos carros e ao cheiro de fumaça de óleo diesel, me rendi ao barulho do silêncio em Cordisburgo.
Branca disse…
Adorei! Quero mais.

bjos
Bê Sant Anna disse…
Valeu Branca!
Fiz o mesmo desafio pra Renata Feldman e pra Sabina Insustentável... vamos ver se o assunto dá pano pra manga!...
http://renatafeldman.blogspot.com/
http://www.paticastro.blogspot.com/
Branca disse…
Achei a brincadeira muito válida. A idéia do torresmo de barriga com cerveja num boteco, e eu lançando o desafio foi demais!!! Eu até vi a cena. rsrs

Bjos Bê.
Mateus Martins disse…
Silêncio constrangedor é o que acontece quando se entra num elevador... a rima infame foi sem querer...
Bê Sant Anna disse…
Boa, Mateus. A melhor.

Postagens mais visitadas deste blog

Indico "A alma imoral" e "Ter ou não ter, eis a questão!"

Para Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque

Rascunho