Café com pão, bolacha não.
Redes sociais ou antissociais?
Ela leu uma reportagem dizendo que uma padaria em São Paulo (Alegria Padaria Brasileira) tinha Wi-fi e Fé. Ambas a conectavam ao que era preciso.
Paro. Penso. Me dito.
Decido: quero uma Wi-fé.
– Uai, fé? Sim, por que não?
Quero me conectar às pessoas, mas não desse modo banal. Não quero que a necessidade de aprovação seja a sinapse do qualquer contato. Quero crer que a conexão, seja ela qual for, ultrapasse o “parecer ser”.
Se Shakespeare estivesse vivo hoje em dia, talvez mudasse a grande questão de Hamlet. Em tempo de Redes Sociais em que as tramas dos desejos asfixiam as relações de identidade, imagino que Hamlet diria, perplexo e ensimesmado:
– Ser ou Parecer Ser? Eis a questão!
Se minha fosse, assim perguntaria: Ser ou pare ser? Eis a questão...
Vamos embora, minha gente... Que o ser para de ser no momento que deixa de ser para parecer ser o que quer que seja... Cadê espontaneidade? Cadê simplicidade? Filosofia à parte, ainda sim, é fácil perceber que rir pra foto é diferente de rir pra vida. Que murchar a barriga e estufar o peito não faz de ninguém mais forte. Quero encontros sem máscaras. Quero conexões de pele: aperto de mão, abraço do lado esquerdo pra alinhar os corações de quem abraça. Quero me conectar com a fé do outro, sua crença, onde o outro tangencia sua verdade. Porque nada substitui o abraço. Porque a melhor rede social é a do pescador que compartilha os peixes. Porque a melhor rede social é a que fica embaixo de dois pés de fruta, a que nos sentamos ou nos deitamos numa tarde de domingo, pra ouvir passarinhos, pra escutar o passo do tempo, pra esperar estrelas ou pra balangar buscando vento... Porque quando conexão como essa cai, é de bunda no chão. Daí, a gente ri pra valer e nunca mais se esquece do outro que bateu a bunda na terra com a gente...
Wi-fé? Por isso. Porque é possível crer que ainda dá tempo de ser. Sem medo de “pare-ser”.
Quando for a São Paulo, sei onde vou tomar café com pão.
Quando for a São Paulo, sei onde vou tomar café com pão.
Comentários
Brilhante !!