Kumite do Amor


Comecei, há pouco, a dar aulas de Karate na Tônus. E, de cara, percebi que quero dar aulas para crianças e seus genitores... 

Mães e pais, filhas e filhos. 

Conversei com a responsável pela clínica de fisioterapia preventiva e reabilitação, e não foi surpresa que, explicando a minha filosofia, ela desse todo o apoio necessário. Inclusive, se prontificando a me dar suporte na promoção que eu propus: 

Pedi a ela que o pai ou a mãe que decidir fazer as aulas com seu(s) filho(s), pagassem apenas 50% do valor da mensalidade. Ela aceitou e me disse que a ideologia da clínica tem tudo a ver com isso.

Aos 9 anos, decidi sozinho que eu queria fazer Karate. E pedi à minha mãe, que me matriculou. Não havia sequer um conhecido, primo, amigo que fizesse. Isso era 100% meu. Daí sua importância em minha vida. Tenho 43 anos de idade, e é absolutamente viva em minha memória a única vez que me lembro do meu pai entrando na academia Gui Do Kan de Karate, do Sensei Roberto Linhares, não para ir me ver lutar, mas para me buscar. Eu queria tanto sentir a aprovação dele...

Em nenhum dos 6 exames de faixa que fiz, ao longo desses 43 anos, ele foi. Esse universo simplesmente não dizia respeito à ele. Nem eu participando dele. Isso foi muito difícil pra mim, durante muito tempo. E graças a isso, pude perceber a importância do que proponho hoje para a Lara Guimarães, da Tônus. Uma criança é marcada por tão pouco... e essa marca perdura ou perturba para o resto de sua vida. Não posso dizer se meu pai não esteve presente em minha formação ou nesse meu sonho particular por escolha ou por acaso - ele sempre trabalhou mais do que fez o resto todo - , o que sei, é que graças aos seus esforços e aos de minha mãe, cada um ao seu modo, hoje decidi proporcionar a pais e filhos, mães e filhas o exercício do encontro.

Sim, acho fundamental o reconhecimento da importância do significado de hierarquia, sobretudo na contemporaneidade. 

Acho rigorosamente importante edificar a disciplina nas crianças e jovens que vivem no mundo de hoje, quando o "não bater em crianças" foi lido como "quem manda aqui são eles", "eles são os reizinhos do pedaço". 

No mundo do consumo, onde e quando se institui que "quebrou, joga fora e compra o modelo novo", no onde e no quando não há limites, é ímpar construir o diálogo, exercitar o debate, promover o embate, a contenda, a disputa, mas de um jeito sadio, controlado, que visa o bem e o crescimento de cada um e dos dois... Em um lugar (dojo) em que valores individuais e do grupo são buscados a cada movimento, em cada respiração e transpiração.

Esforçar-se para a formação da personalidade (do caráter), seguir os caminhos da sinceridade (busca da verdade), cultivar o espírito de empenho (perseverança e persistência), dar importância à cortesia (às tradições, à importância do conhecimento, do saber acumulado e partilhado, da educação e princípios de bom convívio social) e reprimir atos brutais são os 5 fundamentos do Karate-do (do caminho do karateca), e o que muitas vezes, tristemente, vejo faltando no mundo e nas relações contemporâneas.

Quando menino, sonhei em ter uma filha. Quando menino, sonhei em ser faixa-preta de karate. A foto acima, um fragmento do tempo, registrado carinhosamente pela mãe de minha filha de quase 6 anos, não mostra o caminho percorrido até aqui. Muito menos o fim do percurso. Mostra uma seta amarela, um caminho a ser percorrido por pais e mães, filhos e filhas que querem fazer dessa relação mútua a alegoria da eterna batalha: do kumite - cuja a tradução é "o encontro das mãos" - que seja exclusivamente um exercício de Amor.

Sou eternamente grato ao Mestre Robertinho, ao Sensei Akio, ao Daniel, com quem também treinei tanto tempo e hoje é mestre de Jiujitsu e ao meu Mestre Maurício Braz, quem me orienta nos caminhos do karate-do até hoje.

– Oss.


Serviço: Começamos com uma turma às segundas e quartas, de 18:30 à 19:30h. 
Havendo procura, podemos montar uma turma na parte da manhã.

A Tônus Fisioterapia Preventiva e Reabilitação se encontra na Rua Cristina 1160, no bairro Santo Antônio em Belo Horizonte, MG.
(31)3292-7501 (31)9958-5775




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indico "A alma imoral" e "Ter ou não ter, eis a questão!"

Para Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque

Rascunho