Cheiuras




Há um livro escondido nas teclas do meu computador. Ele espera, pacientemente, os mais de dois milhões e quinhentos mil passos que dei chegarem para se fazer, em memória, história, perdas e danos.

As verdades re-veladas se turvam nas noites insones, mal dormidas. Os cacos, juntados, se colam em mosaico. No ano que passou, fui roubado. Roubaram o moleskine com todas as minhas anotações sobre o Caminho, as pessoas, os endereços, as reflexões poéticas, os lembretes.

Lembretes roubados se tornam esquecimentos no desespero da perda. Nada há a fazer. Desfazer expectativas como desfaço minhas malas. Descobri, desde o primeiro Caminho que preciso de Nada. E só. E hoje, pesarosa mente que mente ao não me deixar dormir.
Vá, se levante, abra sua mochila. Você vai encontrar o que procura.

Sim, o Nada estava lá. Bem juntinho da responsabilidade pela escolha de todas as teclas a serem desveladas em códigos irresponsáveis que nos tragam a Verdade.

Hoje, sem querer, vi uma foto que trazia um quadro pintado na parede da mente. Ele mentia. Retratava uma ideia, que só morava no campo das ideias. Sim. Talvez o livro escondido deva ficar assim, no lugar da mentira. Porque a mentira entre o significante e o significado é mesmo tudo aquilo que provoca dor, perda, dessabor, esquecimento, cheiuras.

Só mesmo no vazio do Nada mora a paz, fonte de toda paciência, pulsão de todo passo, silêncio de toda existência.



Comentários

Ana disse…
E de novo eu me lembro daquele coqueiro, que nas noites insones e nas tardes quentes (como agora) está lá, brincando com o vento da Praia de Carneiros. E me vem na cabeça uma outra música do Arnaldo Antunes (https://www.youtube.com/watch?v=9h106bKOe_g) que me diz dessa paz do vazio do Nada. E me lembra de ter paciência, esse exercício às vezes tão difícil e sempre tão importante.
Sou grata a você por me lembrar.
Unknown disse…
Adoooro seus textos, suas reflexões ... e hoje , desde sempre , torço muito por você !!! Grande abraço Bê !!

Postagens mais visitadas deste blog

Indico "A alma imoral" e "Ter ou não ter, eis a questão!"

Para Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque

Rascunho