AMOR em família


Vai chamar o embarque

8 segundos depois:

To emocionada


Biba está, neste exato momento que escrevo a palavra AMOR, dentro do avião da Airfrance rumo a Paris. Biba é o apelido de Gabriela, que, imagino, dei a ela quando ainda era um bebê de colo, ainda em Brasília.

Barulho de nova mensagem no celular:

Tão feliz! Sonho realizando amo vcs

Eu sei, Biba, nós também lhe amamos.

Minha irmã sempre quis ir a Paris. Minha irmã sempre quis ir a Paris com o meu pai. No dia 6 de maio, no principinho da década de 70, meus pais se casavam. Um pouco antes, meu pai morava em Paris. Era estudante da Casa do Brasil e conheceu minha tia Margarida Maria. Ela disse a ele que deveria voltar ao Brasil pra se casar com sua irmã. Feito.

39 anos depois, nasceu Beatriz, a primeira neta dos dois. Beatriz senta sobre suas pernas como minha mãe. Hoje, meu pais já sabem: meu presente de 40 anos de casados para os dois, no sonho realizado da minha irmã, seria a presença da neta, depois de mais de 170 dias sem vê-la. Mas não posso levá-la para Paris. Aliás, nem para a praia da Boa Viagem, em Recife, onde ela mora. Assim, dei de presente para os meus pais o email em que convidava de surpresa Beatriz para passar esses dias com eles em Paris.

Hoje, quando recebi a primeira mensagem da minha irmã, misteriosamente retornei ao Caminho de Santiago, quando eu estava tão distante de todos os meus familiares e, paradoxalmente, absurdamente perto. É que todos estavam dentro. Hoje, estou mais dentro que nunca do meu pai e da minha mãe, que aguardam a chegada da minha irmã em Paris amanhã. Mais dentro que nunca da minha irmã, viajando com ela, me emocionando com ela, realizando este sonho com ela... com ela e com minha filha, de quem não recebo notícias há 10 dias, mas que está cada vez mais dentro de mim.

Vai ser lindo o encontro do dia 6 de maio em Paris. Meu pai, minha mãe, minha irmã. E eu e minha filha, do lado de dentro. Mais juntos impossível. Isso é o AMOR em família.

Boa viagem, Biba. Vamos com Deus.

*na foto, a janela pra alma da minha linda filha, que sabe de tudo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque

Indico "A alma imoral" e "Ter ou não ter, eis a questão!"

Rascunho