tento [Amar]


[Amar].

Sabe o que isso significa em Hebraico?

Não o que você está lendo, mas o que você ouve ao ler em voz alta a palavra AMAR:
Significa "Falar".

Explico (ou tento): fonéticamente, ao transliterar o verbo falar, em hebraico, o que ouvimos é Amar.

Explicado assim é difícil.

Mas quando lemos as letras, da direita pra esquerda Resch+Mem+Alef
(acrescidas das vogais respectivas que formam a palavra "falar")
a nossa leitura conduz a escuta de... AMAR.

Curioso? Concidência? Ouso perguntar:

Quem sabe falar amar?
Ama falar?
Quem conduz ao verbo?
Ama?
Quem sabe amar falar?
Fala amar?
Quem ao verbo ama?
Conduz?

Delícia as aulas de Hebraico. Bom ter ouvido hoje que em hebraico não existe o verbo "ser". Como na língua Tupi... É como se não fosse necessário ser. Apenas viver... Quem compreendeu, que durma com essa. Eu vou ali tentar.

Comentários

Carla Vergara disse…
Adorei saber disso!
Vc escreve tão bem... foi uma boa descoberta esse teu blog.
Poxa, sexta tem uma roda de poesia aqui em casa, musica, que sua presença seria mais que perfeita ;-)! Que tal? Beijos
Renata Feldman disse…
Menino, desse jeito você vai parar no Guiness Book!...
Beijo da sua amiga judia, que através dos filhos também está aprendendo hebraico!...
Rachel Murta disse…
Falar e amar são a mesma coisa? Então preciso reconhecer e analisar o fato de que, historicamente, eu tenho me relacionado melhor com as palavras do que com as pessoas. Será que eu sou gaga ao contrário?
Rachel Murta disse…
Falar e amar são a mesma coisa? Então preciso reconhecer e analisar o fato de que, historicamente, eu tenho me relacionado melhor com as palavras do que com as pessoas. Será que eu sou gaga ao contrário?
Bê Sant Anna disse…
Carla, é só mandar o endereço!
Rachel e Renata, amo-tes.
Rê - me ajuda no Hebraico???
Cris Vieira disse…
E eu aqui, estudando o espanhol. Tadinha... Tá lindo o blog, como sempre. Bjs!
Cris Vieira disse…
E eu aqui, aprendendo o espanhol. Tadinha, gente! Amei! O blog tá lindo como sempre. Bjs!
Ainda bem que sou faladeira! ;)
Carla Vergara disse…
Ô, Be, foi na sexta passada... ah, foi tão bom... Fotos no facebook, vc tem? Qdo vc vem ao Rio?

Postagens mais visitadas deste blog

Para Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque

Indico "A alma imoral" e "Ter ou não ter, eis a questão!"

Rascunho