La montagne et le garçon


Faço aulas de francês.
Gosto muito. Comecei a fazer as aulas antes de entrar no mestrado porque sabia, de um modo ou de outro, que meu trabalho de mestrado ia passar pela França, só não sabia como.
Intuí.
Cíntia, minha professora, cabelos curtos, olhos atentos, mente aberta, simpatia em pessoa, é culta. E gosta do que faz. É interessada, procura coisas que se parecem com os alunos para enriquecer suas aulas, faz por onde, faz por merecer. Atualmente, minhas aulas têm sido às quartas, de sete às nove da manhã.
Hoje, propus uma coisa talvez interessante, talvez diferente, talvez rica, talvez minha para minha amiga professora Cíntia: fazer a aula de quarta-feira que vem, de 5:30 às 7:30 da manhã, aproximadamente.
Sim.
Vou pegar minha amiga Cíntia e subir uma montanha próxima a Belo Horizonte, na saída para o Rio de Janeiro, para ver o sol nascer fazendo um piquenique.
Cíntia topou na hora.
Em plena quarta-feira, dia de trabalho comum, normal, dia como outro qualquer.
Sim.
Há mais ou menos dois ou três anos atrás, eu quis comemorar o dia do meu aniversário desta mesmíssima maneira, só que não era dia de semana, era em um final de semana, era o meu aniversário, dia considerado ótimo para programas considerados "exóticos"- se é que posso definir assim, tendendo ao senso comum...
Pois meus amigos não quiseram me dar este presente de aniversário.
À época, pensei: ou troco o meu presente, ou troco os meus amigos.
Decidi trocar de presente.

Comentários

Unknown disse…
Que incrível!!! Se eu soubesse falar francês ia pedir pra ir junto (hahaha). Adooooooro piqueniques!!!!!
Aliás, adoro o lado farofeiro do europeu, me identifico demais.
A primeira vez que fui a Paris, fui conhecer a Torre Eiffel (é claro) e vi umas pessoas fazendo piquenique naquele gramado em frente a torre. Não pensei duas vezes. No dia seguinte estávamos eu e meus amigos fazendo um piquenique delicioso no gramado francês.
Da segunda vez que fui, já levei a canga na mala, contando com o piquenique com os amigos. E rolou com muito requinte, pois até champa tinha.
Prometo que, se vc quiser, quando for comemorar seu aniversário, te empresto meus amigos.
Bjos.
Bê Sant Anna disse…
Talvez eu precise. Obrigado por comentar, Bianca!
Lu disse…
Bê: poemito gaulês pr'ocê.

Ex-optique

Elle, cette étrange langue
Etrangère,
Façon de voir
Le monde
Autrement.
De chercher l'Autre
Qui est
En moi.

Ex-otica

Ela, essa estranha lingua
Estrangeira,
Modo de ver
O Mundo
Outramente.
Procurar o Outro
Que esta
Em mim.

OU:
Troque de lingua, troque de oculos.
Anônimo disse…
Bê, você sabe viver a vida.

Amusez-vous bien!

Bisou, sua coleguinha de francês
Anônimo disse…
Je voudrais participer à cette aventure.
Je me suis souvenue de ce poème



Le temps perdu (Jacques Prévert)

Devant la porte de l'usine
le travailleur soudain s'arrête
le beau temps l'a tiré par la veste
et comme il se retourne
et regarde le soleil
tout rouge tout rond
souriant dans son ciel de plomb
il cligne de l'oeil
familièrement
Dis donc camarade Soleil
tu ne trouves pas
que c´est plutot con
de donner une journée pareille
à un patron ?
Arlene disse…
Com certeza será um nascer do sol único, inesquecível! DIVIRTAM-SE!!!

Élève Bleu Blanc Rouge
BYA disse…
Querida e sumida amiga TIPA,
obrigada pelo presente, dei uma espiada e parece por demais interessante. E que aula incrível será a próxima... bjs.

Amie de Cintia
Cláudia Caps disse…
Delícia de comentário, Cíntia! Bem verdadeiro, bem a sua cara! Devia ter me chamado que eu toparia estar com vcs.

Amie de Cintia
Bê Sant Anna disse…
Todos somos convidados. Quem sabe faremos uma caravana saindo 5:30h da matina da porta da casa da Cintia?!? Vamos partilhar o que cada um levar e brindar o sol e o repartir do pão. Quem é ousado e audaz o suficiente para aparecer, nos seguir e se seguir?!?
Fica a pró-vocação...
Laura Albernaz Arantes disse…
J'ai adoré l'idée de faire la leçon dans la montagne! Pena que meu trabalho exige horário fixo e pontualidade, pois adoraria participar dessa experiência. Uma curiosidade: onde exatamente será o piquenique?
Bisou
Laura (élève Bleu Blanc Rouge)
Anônimo disse…
Olá Besantana, fui aluna da Cintia, que amo de paixão, é uma pessoa maraaavilhooosa....Montanha, jeep, cavalo, lua cheia.... tudo isso me fascina!!
Que comeco de dia radiante, saudando o dia, o sol, o amanhecer...
É uma idéia exótica e gostosa comemorar aniversario dessa forma, devo repensar minhas novas comemoracões.
Parabéns!!!! E continue com criatividade...
Abracos,
Eliana Delatorre
Visite meu blog:
maisequilibrio.blogspot.com
Bê Sant Anna disse…
Obrigado pela visita, pessoal! Voltem sempre!
Anônimo disse…
Fantástico! Com certeza nada como uma aula de francês com uma pitada de picnic na montanha ao nascer do sol. Sem mencionar estar acompanhado de uma excelente professora como a Cíntia - inovativa, dedicada, etc e tal.
Abraços,
Jacqueline Leão
Rafa disse…
hahaha... c'est drôle!
mais je suis sûr que cela sera une très belle expérience. profites-en!
et n'oublie pas de dormir tôt, la veille.
bises

Élève Bleu Blanc Rouge immigré au Canada
Anônimo disse…
Adorei a idéia. A Cíntia havia me contado. Faço aula nas quartas das 14:30 às 16:30. O convite estava fresquinha na cabeça dela e ela estava animadíssima.
Adoraria poder ir também, seria uma aula inesquecível. Infelizmente meu trabalho começa às 07:00...
Talvez em uma próxima oportunidade juntamos um grupo do francês para aventuras como esta.
Parabéns pela idéia!
Mariana
Anônimo disse…
Achei a idéia do piquenique maravilhosa!!!
Gostaria de participar. Como tem algumas pessoas que gostariam de participar e, não podem durante a semana por causa do horário, sugiro que o piquenique aconteça no sábado.
Quem sabe assim não poderemos levar um frango assado com farofa... Ai que delicia!!! Ou, se quiser sofisticar...foie gras com champagne!!! Bom também!!!!
Por favor me avisem.
Dorinha

Postagens mais visitadas deste blog

Para Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque

Indico "A alma imoral" e "Ter ou não ter, eis a questão!"

Rascunho