Presentencontro


Pode ser que eu corra, pode ser que eu ande.

Somos assim, movidos por pequenas coisas, movidos por grandes coisas. Sentimentos simples, complexos, sentidos, direções que nos tomam por completo e definem estados de espírito,  caminhadas, rumos, caminhos. 

Ganhei um ipod novo. Me dei de aniversário. 16 giga. Seja lá o que isso signifique. Estou em Brasília, na capital do horizonte. Onde se vê o horizonte amplo. O significado do horizonte aqui na capital do nosso país é uma coisa que me bate fundo. Mesmo. Tenho a impressão que respiro melhor daqui. Não fico sufocado pelas montanhas de Minas.

Aqui recebo as influências da minha primeira infância, quando eu era o Batman, no carnaval de 76 ou 77, e o meu futuro melhor-amigo era o Super-homem. Foi quando começou uma amizade sem fim.

Minha ex-mulher não entendia bem como a gente podia ficar às vezes quase um ano sem se ver e quando, ao encontrar, ficávamos em silêncio, um ao lado do outro e só. Sem necessariamente ter que trocar informações, novidades, quereres, expectativas, sonhos, frustrações. Sentimos bem na presença um do outro. E isso nos bastou sempre. É claro, são muitas histórias, muitas chapações, algumas namoradas em comum, gostos compartilhados, N filmes, N músicas, N casos. Futebol, filmes feitos em VHS na pré-adolescência, confissões de paixões, medos, angústias.

Passo muitos aniversários meus ao lado dele, e de suaminha família. Passo (ou tento passar) todos os aniversarios dele ao seu lado. É mais um ano de amizade, é mais um ano de vida.

Torcemos um pelo outro.

Um dia, liguei pra ele seis e meia da manhã. Estava esperando desde 5 horas pra ligar... Quando ele atendeu eu disse: 
- Bitcho, esperei o máximo que pude, mas não consegui esperar mais pra te ligar. Vou pedir minha namorada em casamento. Vem pra Belo Horizonte, não sei se consigo fazer isso sem você. 
E ele:
- Sério mesmo?
Eu disse:
- Sério.
Às 11 da manhã liguei de novo:
- Bitcho, não compra a passagem não. Pensei melhor. Acho que vou esperar um pouco mais. 
Foi sempre assim...

Ele, sua linda esposa e suaminha família me deram um GPS de aniversário este ano. Um presente in-crí-vel

Todos eles sempre quiseram que me encontrar.
Todos eles sempre quiseram que eu me encontrasse.

Agora piso forte e certo pelas ruas da minha Brasília enquanto corro, olhar ao longe, ouvindo novas músicas, pensando novo, sonhando novo. Vejo o pôr-do-sol e sei que a noite vem. E com ela, a poesia.

Meu melhor amigo tinha que ser cardiologista.

Comentários

Branca disse…
Que lindo Bê! Que história legal de amizade!

Ah, desde já um feliz aniversário pra vc, coisa que certamente vc vai ter ai ao lado dessas pessoas tão especiais.

Bjoo
Bê Sant Anna disse…
Puxa, esse eu vou ter que publicar dessa forma:
(recebi do meu amigo Willian Corrêa, Diretor de Jornalismo da Band Brasília, mas tá dando pau no blogspot. Na hora de moderar ele não tá carregando o comentário do Willian. Copiei e colei)

Caro Bernardo...
Por que estou começando com “caro”?
Provavelmente, para ser um internauta qualquer, comum, sem a característica de irmão que nos aproxima a cada dia, principalmente, depois que perdi o meu mais precioso presente divino...
Pois bem, amigo, irmão, camarada, colega de profissão, companheiro de locução...
Resolvi parar o meu frenético trabalho na Band pra ler um pouco dos textos do seu blog. A inspiração para que eu deixasse um registro nele foi imediata.
Você é um cara motivador. Você me faz respirar mais forte com o seu jeito garoto de ser. Nada mudou, continua o mesmo alegre, jovial e inteligente Bernardo.
Também, pudera. Pai criativo, o filho não poderia ficar para trás. “Casa de ferreiro, espeto de aço.”
Bê, parabéns pelo blog, pelas suas idéias brilhantes e por nos permitir momentos de prazer e reflexão com seus textos.
Willian Corrêa
Unknown disse…
Bernardo,
quero te dar os parabéns. Não pelo seu aniversário (porque isso, farei amanhã), mas por esse texto lindo, lindo, lindo. Talvez pra mim seja até mais lindo porque conheço um pouquinho (bem pouquinho, através da sua fala) dessa sua grande amizade. E, pelo que vejo, ela é realmente linda. E estabelecer uma amizade assim não é fácil. Manter, então, nem se fala.
Por isso, te dou os parabéns por ter uma relação tão bacana com um amigoirmão e por conseguir passar isso pra gente através do seu texto, de um jeito tão gostoso.
Beijo grande,

Jô.
Anônimo disse…
Parabêns Bernasdo pelo niver, gostei, senti que o astral vem aumentando, achei linda sua história de amizade, tenho um amigo como este só que além de amigo ele e o homem da minha vida, compartilhamos problemas, interesses, e amor quer melhor impossivél beijos gatinho e felicidades sempre ta bem?????
Anônimo disse…
Prabéns Bernardo pelo niver, que lindo está estória de amizade ou seria história seja la qual a palavra certa mestre,e legal , tenho uma amizade que supera a sua além de amigo ele e pai de meus dois filhos, amante, parceiro,compartilhamos dos mesmos problemas talvez dos mesmos sonhos , já isso não posso afirmar, o importante e que o astral ta subindo e isso e legal cara, parabens de novo vc merece vai que é sua querido!!!!!!!!!!!!! bjos e amém
Renata Feldman disse…
Bê,
Parabéns, meu amigo! Por tudo o que você é, sente, sonha e é movido!...
Que os seus 32 sejam cheios de sol, luz, música, poesia, amizade e muito amor!
Toda a felicidade do mundo!
Carpe diem!
Beijo no seu coração
Rodrigo Serra Negra disse…
Pô Cara, muito legal esse seu blog!
Parabéns!
A mensagem de aniversário já foi por e-mail, entrei para dar uma olhada.
Reparei que está cheio de artista,gente que escreve bonito......não sou nada disso, apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, mas com parente importante e bacana como você.
Grande abraço do seu primo
Rodrigo
Quem tem amigos, tem tudo!
Ana disse…
Em Brasília o céu é grande!

Postagens mais visitadas deste blog

Indico "A alma imoral" e "Ter ou não ter, eis a questão!"

Para Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque

Rascunho