Fátima ouviu a cítara

*primeira das fotos encontradas quando se googla Willian Bonner





No livro de Luiz Alfredo Garcia-Roza, "Palavra e Verdade - na filosofia e na psicanálise" - coisas que, sinceramente, me intrigam -, fui surpreendido logo de início. Diz o livro: aedo, poeta-profeta da Grécia arcaica, possuia a palavra portadora da alétheia, da verdade.

Fiquei pensando: quem seria o aedo dos dias atuais? 

Quem tem a cara do Orfeu contemporâneo?

Willian Bonner? Bem ele não toca cítara e não canta, pelo menos na televisão... em compensação, é cheio de filho. E pra ter muito filho, só sendo poeta. Meu avô era poeta. Teve 15 filhos. Aliás, minha avó quem teve 15 filhos. Se tem alguém que está de parabéns, em termos de poesia, esse alguém é definitivamente minha avó. Putz, 15?!? E notem que escrevi quinze em numeral, pra ficar mais dramático, coerente com o jeito da minha família.

Vô Marú sim, foi um aedo. De verdade. E ele não tinha a Rede Globo no lugar da cítara... 

Quem é responsável pela alétheia da palavra do aedo Bonner? Ele, que é editor chefe das matérias, ele, que apresenta o jornal, o dispositivo Rede Globo, com seus artifícios técnicos para que a imagem seja transmitida, ou você, que comprou e ligou a televisão no canal dele, na hora dele, e sentou na sua frente?

(aliás, quando ele se despede, você responde:  "- Boa noite."?)

Em tempo: ainda na página 7, primeira do livro citado, lê-se..."...vamos encontrar a psicanálise ainda à procura de sua alétheia e, para ela, a verdade fundamental é a verdade do desejo."
Ao que tudo indica, vovó e vovô eram beeeem verdadeiros para a psicanálise. Também..., não tinha televisão naquela época...  ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indico "A alma imoral" e "Ter ou não ter, eis a questão!"

Para Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque

Rascunho